Ayrton Farias, o original, o primeiro dos três de nós. Ele se foi para a dimensão superior nas primeiras horas do dia 25 de setembro de 2012.

 

Nada tenho a dizer sobre ele, pois palavras em todos os idiomas do mundo seriam insuficientes para essa gigantesca tarefa, do quanto sou-lhe grato, pelo que hoje sou, graças aos seus exemplos de honradez, verdade, altruísmo, simpatia, lealdade, e mais uma infinidade de outros substantivos e adjetivos que aqui não caberiam. Para mim, para descrevê-lo, basta dizer uma coisa: era meu pai, com muito orgulho! Minha inspiração enquanto eu estiver nesta vida e, certamente, quando eu estiver com ele lá em cima.

 

Quando de sua muito bem sucedida carreira na época do rádio e início da televisão no Brasil, era conhecido pelo nome artístico de Ayrton Taylor, porém muitos o conheciam mesmo como Ayrton Farias. Abaixo, a foto da qual mais gostava. Várias cópias dela foram feitas na década de 1950 que, após devidamente autografadas, eram distribuídas aos/às fãs quando circulava pelas ruas de Recife.

 

Meu pai (infelizmente) não costumava fazer gravações caseiras de músicas cantadas por ele. Sendo assim, tomei a liberdade de colocar aqui algumas músicas (cantadas por mim) das quais ele gostava ou que foram seus sucessos, inclusive a terceira da lista, que é de sua autoria (melodia e letra). O arranjo no teclado e a voz são meus, mas somente ele poderia dar a devida e correta interpretação do sentimento que ele concebeu ao compor esse verdadeiro hino produzido em homenagem a Recife, cidade onde viveu parte da sua vida, com a sua potente voz de barítono (eram inevitáveis as comparações com o americano Nelson Eddy, mas a voz do meu pai era infinitamente mais bonita). Estamos fazendo uma busca para localizar alguma gravação dele durante algumas festas que costumávamos compartilhar muitas vezes. Caso as encontremos, elas serão também colocadas neste site para que todos possam comprovar o que estamos dizendo.

 

Por fim, quero dizer que meu pai não morreu. Um homem de sua magnitude não será esquecido jamais. Ele vive em mim e em meu filho Ayrton. Ambos temos o mesmo nome dele. Não há como o esquecermos. Somos-lhe muito gratos por isso. Mas esta homenagem não ficaria completa sem mencionar que, como dizem, por trás de um grande homem há uma magnífica mulher! É verdade: chama-se Lídia (minha segunda mãe). Esteve com ele em todas as sortes de adversidades, sem soltar-lhe a mão por um único segundo que fosse. Ambos ainda me presentearam com duas irmãs maravilhosas: as doutoras Cláudia e Marisa e suas filhas maravilhosas. Obrigado também pelas minhas irmãs Ângela e Albertina, do seu primeiro casamento com a minha mãe. E, muito obrigado por me permitir estar aqui!

 

Um beijo, meu pai. Nos encontraremos em breve. Tenho certeza!!

 

Tony.


 

Suas músicas preferidas ou homenagens minhas a ele:

 

01) Hino ao Amor (em francês) - Marguerite Monot / Edith Piaf

02) My Way (em inglês) - Claude François / Jacques Revaux / Paul Anka - ele sempre me pedia para cantar esta

03) Recife Imortal - melodia e letra de meu pai (Ayrton Farias, o original) na década de 1950 (arranjo e teclado por mim)

04) Ave Maria de Schubert - (em latim) Franz Schubert

05) Love is a Many Splendored Thing - (em inglês) Sammy Fain - do filme "Suplício de uma Saudade"

06) El dia que me quieras - desta ele gostava de cantar para Lídia, sua esposa por 43 anos

07) Granada - outro grande sucesso do meu pai no rádio.

08) La Barca - desta também ele gostava de cantar para Lídia

09) Begin the Beguine - outro sucesso dele no rádio

10) Kio Chikuto - autor desconhecido - em japonês - ele também me pedia para cantar esta

11) Muñequita Linda - autoria de María Grever, homenagem ao meu pai, com arranjo e teclado meus

12) Doce Mistério da Vida - versão em português, homenagem ao meu pai

13) Oh! Sweet Mistery - versão em inglês, homenagem ao meu pai - ele também cantava esta no rádio - outro grande sucesso

14) Pai - sucesso com Fábio Júnior, homenagem ao meu pai

* * * * * * * * * * * *

 

Entendemos que não há direitos autorais envolvidos nas músicas acima, uma vez que as mesmas não estão sendo utilizadas para fins comerciais. Caso o visitante tenha alguma restrição, favor nos informar pelo email ayrtonfarias@gmail.com para que possamos tirar a respectiva música do ar imediatamente.